A sigla PAH significa polycyclic aromatic hydrocarbons, ou seja, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, um conjunto de compostos orgânicos semivoláteis com dois ou mais aneis aromáticos. Esse tipo de contaminante tem como propriedades químicas alto ponto de ebulição, baixo vapor de pressão e baixa solubilidade em água. Origina-se pela combustão incompleta de compostos derivados do petróleo e podem ser encontrados em alcatrão, óleo cru, creosoto, naftalinas, remédios, tinturas, plásticos e pesticidas.
PAHs tendem a se instalar no ar, água e solo através de suas propriedades físicas e químicas. Por conta da sua baixa solubilidade, PAHs são encontrados em materiais particulados e podem ser transportados pelo ar, água, além de sedimentar no solo.
Os exemplos mais comuns de PAHs são acenafteno, fluoranteno, naftaleno, fenantreno, fluoreno, pireno, e criseno. Contudo, existem milhares de outros tipos de PAHs.
Sua exposição poderá ocorrer através de inalação, contato dérmico e ingestão. Esse contaminante tem potencial para causar efeitos adversos à saúde humana através de problemas carcinogênicos e não carcinogênicos.
Fontes: https://www.clu-in.org
Comments