Gerenciamento de áreas contaminadas
Gerenciamento de áreas contaminadas é o ramo que identifica, caracteriza e impões medidas de intervenção de uma área contaminada.
Mas o que significa dizer que uma área está contaminada?
Área contaminada pode ser definida como um local onde existe ou existiu fonte de contaminação primária decorrente de atividades atuais ou anteriores. Essa contaminação é capaz de causar danos aos bens a proteger.
Mas o que são os bens a proteger?
Segundo o artigo 6º , parágrafo III da Resolução CONAMA nº 420 de 28/12/2009, bens a proteger são definidos como?
III - Bens a proteger: a saúde e o bem-estar da população; a fauna e a flora; a qualidade do solo, das águas e do ar; os interesses de proteção à natureza/paisagem; a infra-estrutura da ordenação territorial e planejamento regional e urbano; a segurança e ordem pública.
A equipe do site engenheira Débora é composto(a) por um grupo de especialistas em engenharia que focam em soluções criativas de problemas complexos. Trabalhamos com cuidado para nos manter dentro do orçamento e buscamos por inovação, enquanto fornecemos o máximo de valor aos nossos clientes.
Quando dizemos gerenciamento de áreas contaminadas (GAC) estamos falando sobre todo o processo que envolve identificar a área, entorno, solo, ar e água do local.
Esse processo se divide em algumas etapas, cada qual tem seus procedimentos padrões que seguem normas do órgão ambiental responsável. Todas essas etapas são exigidas pelo órgão ambiental competente.
As etapas do gerenciamento de áreas contaminadas são:
- Monitoramento para Encerramento